Reunião Almoço de Julho da ACIC: Diagnóstico do Novo Plano Diretor de Canela
- ACIC Canela
- 18 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Nesta quarta-feira, a ACIC realizou a Reunião Almoço de Julho no Grande Hotel Canela, contando com uma expressiva adesão de associados. O evento teve como convidado especial o professor Benamy Turkienicz, que lidera a equipe de pesquisadores e profissionais da Fundação Luiz Englert na construção do novo Plano Diretor de Canela. Ele apresentou, juntamente com arquiteto Miguel Del Rio, gerente de sua equipe, pontos importantes que foram diagnosticados para a cidade.
O encontro começou com as boas-vindas do presidente Maurício Boniatti, que apresentou o calendário de cursos oferecidos pela ACIC, destacando a alta procura e os benefícios das ações de qualificação para a comunidade.
Em seguida, Aline Schimanoski apresentou o projeto Junior Achievement, uma parceria com a ACIC Jovem que visa qualificar jovens empreendedores. O projeto está em andamento com três turmas do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Danton Corrêa da Silva, contando com diversos voluntários, incluindo empresários, empreendedores e professores. Os presidentes das mini empresas tiveram a oportunidade de apresentar suas empresas e produtos aos empresários presentes.
Na apresentação principal, Benamy Turkienicz detalhou como será a estrutura de gestão organizacional do Novo Plano Diretor de Canela, ressaltando a importância de seguir modelos e critérios técnicos para desenvolver uma proposta coerente com a realidade da cidade. Ele enfatizou a necessidade de focar em melhores condições para o meio ambiente, respeitando os arroios que cortam a cidade e, buscando a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável para os moradores.
Benamy também garantiu que todos os dados, estudos e diagnósticos serão totalmente transparentes e acessíveis à população, que deve participar ativamente desse processo. Miguel complementou a apresentação explicando detalhes da proposta com as divisões territoriais (macrozona, unidades de gestão e planejamento ambiental e unidades de vizinhança), mostrando as áreas de riscos apontadas no diagnóstico e comparando com os pontos que foram afetados pelas chuvas de maio. Também mostrou as possibilidades de uso das áreas de parques da entrada da cidade e o eixo turístico do centro, e a importância da participação comunitária nas decisões que moldarão o futuro de Canela.