A Reunião-Almoço da ACIC desta quarta-feira, dia 14 de agosto de 2024, teve lotação esgotada, abordando um tema vital para a nossa cidade: a segurança pública. O evento começou com a fala de Maurício Boniatti, presidente da entidade, que destacou a relevância do Festival Sabores de Canela, um evento que promete revitalizar a integração entre gastronomia e cultura local.
Na sequência, ocorreu o momento “Pitch”, onde uma representante da Novodente, nova associada da ACIC, apresentou a empresa aos demais associados, fortalecendo a rede de negócios na região.
A reunião começou com a apresentação dos palestrantes: Capitão Ubirajara da Rocha Dill, Comandante da 2ª Cia. de Polícia Militar de Canela, Vladimir Medeiros, Delegado da Polícia Civil de Canela, Tenente Miguel Oliveira de Souza, Comandante do Corpo de Bombeiros de Canela e Antônio Saldanha Nunes, presidente do MOCOVI de Canela.
O Capitão Dill, iniciou a apresentação das forças de segurança mostrando os números da corporação: crimes, prisões e ocorrências de 2024. Também apresentou o importante trabalho de prevenção realizado pelo PROERD. Salientou que hoje a Brigada atua com um efetivo muito menor do que o necessário e que é muito difícil trabalhar ações preventivas mas que Canela, apesar de ter pontos vulneráveis, possui agentes engajados e atuantes e que o episódio da Catedral de Pedra foi sem precedentes. Contou sobre a mobilização de todos os agentes nessa questão, que trabalharam sem pausa para solucionar o crime e prender os criminosos em conjunto com a Polícia Civil.
Em seguida, o Delegado Vladimir Medeiros apresentou os números da Polícia Civil, apontando também a carência de recursos e que apesar disso, a cidade se orgulha de sua alta taxa de resolutividade dos casos, fruto do compromisso de uma equipe que, mesmo com limitações, tem seu trabalho reconhecido pela comunidade.
O Tenente Miguel, representando os Bombeiros, expôs as dificuldades enfrentadas pela corporação, que opera com 50% do efetivo necessário. Ele relatou que a maioria dos incidentes de incêndio ocorre em áreas periféricas, em loteamentos irregulares, onde o acesso de caminhões é complicado, dificultando o socorro. Também apontou a péssima mobilidade urbana no município como um complicador no atendimento de chamados.
Por fim, Antônio Saldanha, presidente do MOCOVI (Movimento Comunitário de Combate à Violência), apresentou a entidade, sua diretoria, conselheiros, e os números arrecadados, destacando como os recursos têm sido aplicados para fortalecer a segurança local.
Todos os palestrantes enfatizaram a importância do apoio e da participação ativa da comunidade nas questões de segurança pública em Canela. O Capitão Dill foi enfático: “Segurança pública se faz com muitas mãos!”. Segundo ele, é essencial que empresários, entidades e municípios se unam em ações que possam aumentar a eficácia policial e os recursos disponíveis para operações.
Maurício Boniatti encerrou a reunião agradecendo a todos pela participação, ressaltando que é um dever coletivo trabalhar em prol das nossas forças de segurança e que a ACIC está à disposição do MOCOVI e das forças de segurança atuantes no município para auxiliar como possível.