FUNGETUR (Fundo Geral do Turismo)

O FUNGETUR (Fundo Geral do Turismo), além de financiar investimentos fixos, máquinas e equipamentos, possui financiamento de capital de giro isolado, o que é uma excelente opção para a nossa situação de emergência, já que outras alternativas só se aplicam a situação de calamidade pública, permitindo que qualquer empresa cadastrada no CADASTUR, possa buscar recursos junto ao FUNGETUR.

A diferença é que no FUNGETUR as empresas não buscam recursos nos bancos onde possuem conta, mas sim em uma agência de fomento ou em banco de desenvolvimento. Feito o cadastro no CADASTUR, que leva cerca de 4 dias para aprovação, a empresa deverá então buscar a agência de fomento ou banco de desenvolvimento de sua escolha e apresentar os documentos constitutivos, demonstrativos contábeis e o registro no CADASTUR. A agência de fomento ou banco de desenvolvimento analisará o pedido de financiamento e negociará as condições e garantias para o financiamento.

Podem fazer o cadastro no CADASTUR empresas ligadas direta ou indiretamente ao setor turístico: hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas e casas de eventos, dentre outras. Em Canela, um grande número de empresas se encaixa nessas condições, o que facilita o acesso ao FUNGETUR. Confira abaixo as condições do FUNGETUR:

FUNGETUR

Fundo Geral do Turismo

- Modalidades:

1) Financiamento de Investimento em Capital Fixo;

2) Financiamento de máquinas e equipamentos;

3) Financiamento de Capital de Giro Isolado.

- Taxa de juros: INPC + 5% a.a. (Obs: INPC atual 3,34% a.a.).

- ⁠Isento de IOF.

- ⁠Prazos: Conforme modalidade (veja tabela).

- Instituições financeiras credenciadas: Agências de Fomento e Bancos de Desenvolvimento.

- ⁠Cadastur: www.cadastur.turismo.gov.br (opção “cadastrar prestador” - preencher com os dados da empresa e aguardar aprovação - não há custo para o cadastramento).